segunda-feira, 23 de junho de 2014

A filhA perfeita!! Parte 2: Feminilidade




Escolho que roupa vou vestir
Escolho que corpo vou vestir

Não vejo diferença entre uma tatuagem e uma maquiagem no rosto, alias, maquiagem sai. Não vejo diferença entre piercing e brinco na orelha. Não vejo diferença entre usar uma calça larga ou uma saia rodada. Desde que a pessoa se sinta à vontade.

As pobres coitadas princesas da Disney, além de injustamente humilhadas por suas madrastas, ainda sofrem críticas cruéis de feministas que as chamam de burras e superficiais. Veja bem, elas são perfeitas, treinadas para cuidar impecavelmente de um palácio, usam vestidos femininos lindíssimos, são doces, meigas e delicadas. Ok, isso não deve ser uma regra, nem precisa ser obrigatoriamente ídolos das meninas. Mas e se for? Segundo as regras de liberdade (sim, regras de liberdade soa bem contraditório) se os menininhos gostarem de princesas não devem ser reprimidos. Concordo!! Mas se uma menininha, com a mamãe totalmente "mente aberta", ama de paixão princesas, palácios, vestidos rodados e todas as jóias de plástico barato dignos de uma princesinha de 4 anos, seria correto reprimir?? Por quê?

Cabe a mim, enquanto mãe, apresentar as opções. Temos shorts, calça jeans, tênis lindos, mas a princesinha insiste em usar saia, quanto mais rodada melhor. Sua cor favorita é ROSA!! Sim, rosa de todos os tons. Trocou suas chupetas por maquiagens de criança. Adora estar cheirosa, come feijão para que os cabelos cresçam como os da Rapunzel. Deus o livre tocar no assunto "cortar as pontinhas", suas madeixas nunca viram uma tesoura. Fico pensando se não seria uma agressão proibir apenas porque ela segue um "padrão imposto pela sociedade".

Já ouvi milhares de vezes: isso é influência de casa. Acompanhado de olhares reprovativos. Acreditem, eu fui uma adolescente que sonhava com a filha vestindo coturno tamanho mini, braceletes de couro preto, um estilo totalmente rock'n roll. Sou uma mamãe apaixonada por tatuagens (apesar de não ter nenhuma, ainda) e piercings. Pense qual foi a minha cara quando vi minha filha com nojo de um piercing na língua, desesperada, tremendo, perguntando com muito pesar "como você vai comer agora????". A carinha de decepção dela quando eu afirmei que era normal e que eu mesma já tinha usado alguns. Eu caí na gargalhada apenas.

Por mais que exista um padrão imposto, regras de como uma moça deve se vestir, do que deve gostar, como deve ser delicada, que culpa tem minha filha se ela GOSTA desse padrão? Como eu já disse, as opções são apresentadas a ela e estão ao seu alcance. Mas me recuso a reprimi-la por eu acreditar na liberdade de escolha e achar que se uma menina quer gostar de azul e usar tênis, que assim seja. Realmente não faz sentido pra mim. E se ela fosse menino e tivesse exatamente os mesmos gostos, também seria prontamente atendida.

Não vejo nada errado com a liberdade de escolha, mesmo que a escolha seja seguir um padrão. Ela gosta de ser feminina. Tem paixão por maquiagem, usa pra brincar e quando cabe a brincadeira na rua sai pintada. Suas unhas vez ou outra estão pintadas. Temos até uma sandalhinha de salto que aposentamos por fazer calo. A ideia era brincar em casa. Temos as fantasias de Branca de Neve, Rapunzel, Cinderela, Fada tem pelo menos umas três, espanhola cheia de babados e franjas (que ela ta usando nesse exato momento). Por mim ela poderia sair com suas fantasias pra onde quisesse, e quando não é um evento formal ela sai mesmo, para os momentos formais temos uma coleção de vestidos longos e rodados. Estou juntando uma grana para mandar fazer varias saias rodadas pra usar em casa, dá trabalho convence-la a usar um shorts.

Não vou jamais proibir que ela fuja dos padrões. Assim como jamais vou proibir que siga o padrão que lhe agradar. Quem escolhe o que vestir é ela. Sim, a mamãe não segue um padrão quando não quer. Sim a mamãe tem a mente aberta. Sim, a mamãe respeita suas escolhas. Sim, a mamãe adora ver crianças autênticas. Sim, a mamãe tem uma filha autêntica que segue um padrão independente dos gostos da mamãe. Sim, a mamãe se orgulha dela, e sabe que a inteligência da princesinha é muito maior e sua personalidade é muito forte para se incomodar com criticas sobre seu estilo, seja ele qual for. Sim, minha filhA é totalmente feminina porque ela GOSTA.